Fotos: PMPA / Divulgação
Arena do Grêmio e Beira-Rio representarão o futebol gaúcho no roteiro

A Arena do Grêmio e o Beira-Rio estão entre os 13 estádios brasileiros que vão integrar a nova Rota Turística de Futebol do Mercosul, lançada nesta quarta-feira (22) pelo governo federal. A iniciativa busca unir os países sul-americanos por meio de um roteiro que valoriza a paixão compartilhada pelo futebol e transforma arenas e museus esportivos em destinos turísticos integrados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A primeira fase da rota inclui estádios e espaços esportivos de seis países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. No território brasileiro, o roteiro vai reunir arenas emblemáticas como o Maracanã, a Neo Química Arena, o Allianz Parque, o Mané Garrincha e a Vila Belmiro, além dos dois estádios da dupla Gre-Nal, que representam o futebol gaúcho na rota.
– Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável – afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Segundo o governo federal, os locais escolhidos foram selecionados por sua relevância histórica, atratividade turística, infraestrutura e oferta de visitas guiadas ou museus. No caso de Porto Alegre, tanto o Beira-Rio quanto a Arena já recebem turistas interessados em conhecer bastidores e acervos das duas maiores torcidas do Estado.
A criação da Rota do Futebol do Mercosul também reforça o papel do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Quatro estádios brasileiros incluídos no roteiro, entre eles o estádio colorado, serão palco de partidas do torneio.
– O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa cultura, da nossa brasilidade – destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao ressaltar o potencial da iniciativa para atrair visitantes e fortalecer a marca turística da América do Sul.
Com o lançamento, a expectativa é de que os estádios da dupla Gre-Nal passem a receber ainda mais visitantes, consolidando Porto Alegre como um ponto de parada obrigatória para turistas que desejam vivenciar o futebol sul-americano em sua essência.
*Com informações de Agência Brasil